Atenção às velocidades e aos radares na estrada – SINCRO
Respeitar os limites de velocidade vai ser ainda mais importante a partir de hoje, isto se não quiser pagar multas. O primeiro dos 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) entra hoje em funcionamento e vai ser instalado na auto-estrada A5, que liga Lisboa a Cascais.
O SINCRO é um programa inserido no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, que tem como objetivo fundamental colocar Portugal entre os 10 países da União Europeia com a mais baixa taxa de sinistralidade rodoviária, e a instalação de um sistema desta natureza foi identificada como uma acção chave para conseguir esse objectivo.
Este é um sistema para detecção automática da infracção de excesso de velocidade, sendo composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente seleccionados, segundo o Ministério da Administração Interna. O sistema, que estará a funcionar em pleno em Janeiro de 2017, vai contar com 30 radares móveis instalados em 50 locais considerados “extremamente críticos”.